Entrega de certificados para produtores de alimentos orgânicos de Mato Rico.

No dia 14 de março, no auditório do parque Gamelão, foram entregues os certificados de conformidade para a produção orgânica a quatro famílias do município de Mato Rico.
Durante o evento, agricultoras e agricultores receberam além do certificado, uma placa para identificação da propriedade e camisetas, identificando que são produtores certificados, para que assim possam participar de feiras e divulgar que o município de Mato Rico tem produção orgânica.
Estiveram presentes no evento de entrega, o Prefeito Edelir, o Secretário de Agricultura Josias Lima, José Guilherme, chefe da SEAB Regional de Pitanga e Carlos Alberto, SEAB (DESAN) de Ivaiporã, Mário Lima, assessor parlamentar do Deputado Prof. Lemos, Técnicos do Programa Paraná Mais Orgânico do Núcleo de Guarapuava, Christine e Edmarilson, além dos agricultores familiares e demais secretarias do município.
No período da tarde, os produtores se deslocaram até o Centro de Produção Nelson Sória, para a realização de atividades práticas na elaboração de fertilizantes e caldas naturais, permitidas para a atividade de produção orgânica.
O processo de certificação orgânica, é uma parceria entre secretaria da agricultura do município de Mato Rico e o Programa Paraná Mais Orgânico, através da assistência técnica realizada pela Engenheira Florestal Mariangela Borba.
“O processo de certificação teve início em 2022, com visitas realizadas nas propriedades para que pudessem ser feitas as adequações necessárias. Durante este período, as áreas passaram pelo processo de transição, que é quando as famílias param com o plantio convencional e iniciam somente as atividades permitas pela legislação de produção orgânica. Hoje, com a entregas dos certificados, avançamos de forma muito positiva no município, este é o início da produção sustentável em Mato Rico”.
Os agricultores que tiverem interesse no processo de certificação, devem entrar em contato com a técnica Mariangela na Secretaria de Agricultura.