Agricultura
Obrigação iminente: Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFPe) a partir de 01 de maio de 2024

Prezados produtores rurais,

Estamos nos aproximando de uma importante mudança legislativa que impactará diretamente as operações comerciais de todos os produtores: a obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFPe) a partir de 01 de maio de 2024, para todas as operações, tanto vendas internas (dentro do estado) quanto interestaduais.

Para se adaptar a essa nova exigência, é fundamental que cada produtor rural realize o cadastro na Receita do Paraná, utilizando os dados de seu CAD/PRO. Essa etapa é crucial para garantir a conformidade fiscal e evitar transtornos futuros. Para auxiliar nesse processo, os produtores podem buscar orientação na Prefeitura Municipal de Mato Rico ou em escritórios de contabilidade de sua confiança.

A partir da data estipulada, fica expressamente proibida a emissão de notas fiscais de produtor rural em papel. Portanto, é imprescindível que todos os produtores estejam preparados para adotar o formato eletrônico.

Essa medida visa modernizar e agilizar o processo de emissão de notas fiscais, garantindo maior transparência nas transações comerciais e facilitando o controle fiscal por parte das autoridades competentes.

Para saber mais sobre os requisitos e procedimentos necessários para a emissão da NFPe, recomendamos acessar o site oficial da Receita do Paraná através do link: https://sped.fazenda.pr.gov.br/NFPe/Pagina/NOTA-FISCAL-DE-PRODUTOR-ELETRONICA-NFP-e.

Não deixe para a última hora! Prepare-se desde já para essa importante mudança e garanta a regularidade de suas operações comerciais.