2ª TROPEADA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO TROPEIRO

No dia 25 de maio é comemorado o Dia do Tropeiro, importante atividade praticada na época em que as terras de Mato Rico começaram a ser povoadas. Os tropeiros eram responsáveis pela leva de suínos, bovinos e outas atividades voltadas ao trabalho no campo. Com isso, a Prefeitura Municipal de Mato Rico busca preservar a cultura dos tropeiros realizando na última semana maio uma tropeada em que leva os cavaleiros de uma ponta a outra do município.
    Com o intuito de fomentar também o turismo local, a segunda tropeada realizada para comemorar o dia do tropeiro, contou com o apoio da Secretaria do Estado de Turismo onde designou a presença da turismóloga Mariana Molina para participar durante os dias do evento. O evento iniciou na sexta-feira, dia 26, com a recepção dos cavaleiros na propriedade do Valdinei de França, conhecido por “Cabriteiro” na região da comunidade Alto Alegre, divisa com o município de Palmital. Ao som da dupla de violeiros Nego Viola e Carlos Brito, foi servido uma comida típica e bastante conhecida pelos tropeiros da região central do estado, a famosa quirera com carne de porco.
    Na manhã de sábado, 27 de maio, os tropeiros tomaram o café da manhã servido ainda no local da recepção, e já foram reunindo-se para a saída rumo a comunidade de Bela Vista. Com a chegada na comunidade, foram recepcionados com almoço aos tropeiros e um local adequado com água e comida para os animais.
Seguindo viagem, os tropeiros seguiram rumo à comunidade Jacutinga, mais precisamente no Rancho do Bicho, propriedade do Mariano Fedechem. Mesmo com a chuva enfrentada pelo caminho, os tropeiros finalizaram o trajeto às 17 horas, passando por lavouras e fazendas além de passar entre matas e morros. Além do jantar, aguardavam os tropeiros um show com musica tradicionalista organizado pelo dono da propriedade com o grupo Tchê Fandangueiro do município de Roncador e a dupla Nego Viola e Carlos Brito tocaram durante a noite.
    O último dia de tropeada (28), iniciou com uma Missa Campeira, celebrada pelo Padre Leandro da Paróquia Santo Antônio de Pádua do munícipio de Mato Rico. Finalizando a Missa, os tropeiros prepararam seus cavalos, organizaram-se e saíram rumo à ASSEMAR, onde estava organizado um almoço tradicionalista com churrascos e saladas, preparado pela entidade de caridade do município.
    Por fim, deixamos aqui os agradecimentos aos participantes, tropeiros, que mantém viva a cultura, passando de geração para geração, mantendo viva a história e a cultura da população de Mato Rico.

Para ter acesso a mais imagens do evento basta clicar aqui

Ou mande uma mensagem atrvés do nosso WHATSAPP