Educação e Cultura
Escolas realizam ações sobre o combate ao Trabalho Infantil

O dia 12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, por isso, a rede educacional do município esteve desenvolvendo trabalhos voltados à temática, também a partir da orientação do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola, com o “Projeto Resgate a Infância” – de iniciativa nacional.

As ações iniciaram em março, com reunião da Secretaria de Educação e Cultura e professores das escolas de Ensino Fundamental Anos Iniciais, das turmas 4º e 5º anos, a fim de planejar todo o trabalho que seria realizado. Após, os professores de cada instituição de ensino, juntamente às equipes escolares, adequaram em seus planejamentos várias ações e atividades significativas, a fim de promover discussões e reflexões sólidas com seus alunos.

Durante o período de estudo, os professores e seus alunos tiveram momentos de conversa, discussão, leitura e produção de textos em sala de aula, produção de conhecimentos novos, jogos relacionados à temática, leitura de gibi online, passeio e palestra na Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, visita e descoberta no aterro sanitário, produção de materiais e performances para apresentar no encerramento do projeto.

Assim sendo, no dia 09 de junho, as escolas municipais Princesa Isabel e do Campo Pedro Mendes realizaram um momento em que as crianças do 4º e 5º anos, com seus professores, apresentaram para a escola e familiares resultados de todo o trabalho. Teve apresentação de teatro, música, jogos com materiais recicláveis, cartazes, fantoches, textos explicativos e declamações.

A Secretaria de Educação e Cultura agradece aos professores que se engajaram com muito empenho e afinco ao trabalho e às crianças, pela ativa participação e dedicação em todas as atividades propostas. Agradecemos à Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, pela parceria e acompanhamento das crianças no Parque Gamelão e no aterro municipal, agracemos aos motoristas pela condução também, às equipes escolares no amparo de todo o trabalho e às famílias que participaram do encerramento do projeto.

Para encerrar, deixamos o seguinte pensamento:

É muito triste, é muito cedo, é muito covarde cortar infâncias pela metade!