2ª eliminatória da escolha do prato típico municipal

A segunda eliminatória para a escolha do prato típico municipal, ocorreu no dia 28 de abril, teve como ingrediente principal a carne de porco. Assim como na primeira eliminatória, a escolha do ingrediente utilizado na segunda eliminatória teve um contexto histórico com o município.
O porco sempre teve presente na culinária da população de Mato Rico desde os seus primeiros moradores. Os tropeiros que por aqui passavam foram os primeiros colonizadores destas terras, pois o município fazia parte de uma das importantes rotas daqueles que levavam animais até a cidade de Ponta Grossa, onde localizavam-se os grandes compradores de suínos.

No evento deste ano, tivemos a apresentação de três pratos: Porco Recheado, preparado pelos cozinheiros Dirceu e Lourival do restaurante Cantinho da Natureza, a Leitoa do Mato, preparada pelos irmãos Joélson e Josiel Veiga, o Porco recheado na Lata, preparada pelas cozinheiras Verônica e Franciele e, por fim, Costela Moura preparada pelas cozinheiras Vanessa e Daniela.

Segundo os jurados, foi um trabalho muito difícil, pois os pratos apresentados estavam extremamente deliciosos. Com uma disputa muito acirrada, o prato vencedor da segunda edição foi o prato Costela Moura, que trousse traços marcantes e que também transmite a atualidade do município devido o município contar com um polo de melhoramento genérico que é oferecido através da raça suína Moura, que os produtores podem encontrar no Centro de Produção Nelson Sória.

Tendo em vista a importância dos tropeiros para a criação do município, a Prefeitura Municipal de Mato Rico realiza também uma tropeada no mês de maio em comemoração ao dia do tropeiro, que no ano de 2023, tende a ser realizada nos dias 26, 27 e 28 de tal mês.