Assistência Social
18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No dia 18 de maio, o Brasil faz memória ao fato ocorrido com uma menina de oito anos de idade, no estado do Espírito Santo,  em que foi raptada, estrupada e morta por jovens de sua cidade. No “Caso Araceli”, a pequena menina teve seus direitos humanos violados, brutalmente! Por esse motivo, a data é lembrada por uma rede de insituições que visam a proteção, a segurança e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Em nosso município, as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho Tutelar, bem como demais setores municipais, juntamente à Escola Municipal Princesa Isabel, Colégio Estadual Adélia Bianco Seguro e APAE realizaram uma ação em memória ao dia de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Um grupo de crianças representou a infância, que deve ser de alegria, aprendizado, desenvolvimento, reflexão, crescimento, saúde física e mental, entre outros. Um pessoa entrou encapuzada de preto, representando o agressor, assim como pessoas que refletem as consequências, os transtornos causados àqueles que têm seus direitos violados. Depois, alunos estraram com cartazes relativos à temática. Por último, participaram representantes da rede de proteção.

Na ocasião, tiveram falas de esclarecimento, acolhimento e orientação do senhor prefeito e representantes da rede de proteção. Nosso município dispõe de profissionais qualificados e, principalmente, da Escuta Especializada, que está à disposição da comunidade.

Caso você conheça alguma criança e/ou adolescente que está sofrendo abuso e exploração sexual, ou seja você mesmo a vítima, converse com seu professor, ou alguém de sua confiança da saúde, assistência social, educação ou Conselho Tutetal, para encaminharmos da maneira correra e menos dolorosa essa situação.

ESQUECER É PERMITIR. LEMBRAR É COMBATER!