Formação pedagógica: o autista em todos os espaços escolares
O segundo semestre de 2022 foi marcado por uma importante formação sobre Autismo, pertencente à Semana Pedagógica. Participaram professores, pedagogos, diretores, motoristas, pessoal que prepara os alimentos, realiza a limpeza e, também, aquelas que prestam apoio nas instituições de ensino, sendo elas Escola Municipal do Campo Pedro Mendes, Escola Municipal Princesa Isabel, CMEI Criança Feliz e APAE, juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura. A formação foi conduzida pela professora Ana Paula Marins Garaluz, pedagoga e coordenadora da AME, Espaço Multidisciplinar, de Campo Mourão.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por um início precoce, uma alteração na comunicação/interação com as outras pessoas e por padrões limitados e repetitivos de comportamento e interesses/atividades. As crianças com autismo apresentam singularidades que as distinguem das outras, tanto nas funções psicológicas como na constituição da personalidade.
De acordo com dados do Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC), em 2021, 1 a cada 44 crianças são diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista.
Em Mato Rico, temos crianças diagnosticadas com TEA. Dessa forma, as escolas, a Secretaria Municipal de Educação juntamente aos demais setores da Prefeitura Municipal, buscam se aprimorar continuamente e desenvolver suas habilidades, no sentido de agir de maneira adequada e direcionada em seu campo de trabalho, engajando os profissionais em processos de aperfeiçoamento, para garantir um melhor desenvolvimento educacional e conforto para estes alunos.
A formação buscou evidenciar as possibilidades e desafios no dia a dia com esses alunos, destacando a importância e a contribuição necessária de todos os servidores da educação.
Agradecemos a presença de todos e, principalmente, pelo trabalho que já realizam em seus espaços de atuação, observando e considerando a particularidade de todos os nossos alunos!