Agilidade no atendimento por equipe da saúde salva vida de paciente em Mato Rico
Paciente infartado, cidadão de Mato Rico é resgatado pelo SAMU – AÉRO (SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÉDICO DE URGENCIA) Helicóptero e transportado imediatamente para o Hospital João de Freitas em Arapongas.
Nesta Quarta, aproximadamente por volta das 09:00 horas, o Senhor de Iniciais M.G. 68 anos, chegou ao centro de Saúde referindo dor de estômago, formigamento no braço esquerdo e mal estar geral.
Feito ECG que evidenciou infarto agudo do miocárdio.
Foi medicado com o protocolo de infarto e entrado em contato com a central de regulação do SAMU, que de imediato liberou a remoção aérea, pela gravidade do caso.
O helicóptero chegou em meia hora e transportou o paciente para o hospital João de Freitas em Arapongas onde foram realizados procedimentos e cirurgia cardíaca com sucesso.
O paciente encontra-se em estado regular em acompanhamento na UTI.
O atendimento de URGENCIA VIA SAMU AÉREO é um convênio firmado entre município de Mato Rico e o CIUENP (Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná) um Consórcio Público, constituído com base na Lei Nº 11.107/2005 cujo o objetivo de gerir todo o serviço referente ao SAMU-192.
Criado em 20 de março do ano de 2011, o CIUENP conta com a participação de 101 municípios, coordenando assim as Urgências e Emergências de 1.200.000 habitantes através da Central de Regular o do Serviço de Atendimento Móvel de urgência do SAMU 192.